O processo de movimentação, armazenamento e controle eficiente dos materiais desde a chegada dos produtos até a entrega final aos clientes é essencial para a satisfação do consumidor e permanência da empresa em um mundo cada vez mais competitivo. O objetivo principal é otimizar a cadeia de suprimentos, garantindo que os produtos estejam disponíveis o mais rápido possível e em locais corretos, minimizando os custos e maximizando a eficiência operacional. Além disso, a gestão de devoluções de produtos deve ser eficiente para receber, inspecionar e reintegrar esses itens no estoque ou encaminhá-los para o processo de retorno ao fornecedor, minimizando o impacto nos níveis de estoque.

 

 

 

Desafios que você pode estar enfrentando:

 

 

  • Gestão de Estoque ineficiente

  • Layout e espaços não otimizados

  • Atraso no atendimento de pedidos

  • Subutilização ou superutilização dos recursos

 

 

A utilização da simulação permite uma modelagem detalhada e precisa de toda a cadeia de distribuição, desde o recebimento de materiais até a entrega final, considerando fatores como transporte, armazenamento, processamento de pedidos, estoque disponível, pontos de reposição e nível de serviço. Isso possibilita a compreensão dos processos e ajuda na identificação de gargalos, ineficiências e melhoria operacional.

 

 

 

 

Como a FlexSim pode ajudar a sua empresa a resolver estes problemas:

 

 

 

Gestão de Estoque e reposição

 

A simulação permite otimizar os pontos de reposição do estoque e implementar estratégias eficazes de reabastecimento. É possível considerar fatores como demanda, tempo de entrega de fornecedores, capacidade de armazenamento e níveis de serviço desejados. Dessa maneira, a simulação consegue garantir que os produtos estejam disponíveis no momento certo, enquanto se minimiza o excesso de estoque.

 

 

 

Fluxo de armazenagem e atendimento de pedidos

 

Diferentes fluxos e estratégias operacionais podem ser avaliadas. Dentre as estratégias operacionais, pode ser testadas atividades de recebimento de mercadorias, armazenamento, separação de pedidos, embalagem e expedição. Também é possível identificar os fluxos de trabalho mais eficientes, resultando em um atendimento de pedidos mais rápido, redução de erros e melhoria da satisfação do cliente.

 

 

 

Previsão de demanda

 

Baseado em padrões históricos e tendências sazonais, a simulação computacional ajuda a tomar estratégias para ajustar os níveis de estoque, otimizar a capacidade de atendimento e planejar as estratégias de entrega. Ainda, é possível combinar técnicas de estatística e machine learning para melhor previsão de mercado, sendo ela diária, semanal ou mensal.

 

 

 

Planejamento de recursos

 

A simulação analisa os processos para identificar gargalos, ineficiências e áreas de melhoria. Também identifica a utilização de recursos, empilhadeiras, esteiras transportadoras e sistemas de picking, para movimentar os produtos de forma eficiente dentro do local de armazenagem.